Espetáculo que reúne música, cinema, teatro e preservação do meio ambiente, chega a capital amazonense. Trata-se do "Ame Amazônia", que reunirá no mesmo palco elenco de atores famosos, como Mariana Belém e Guilhermo Hundadze. O musical será realizado no Teatro Amazonas, nos dias 5, 6 e 7 de março.
A peça já obteve reconhecimento dentro e fora do país, não só pelo texto, mas pelo apelo ecológico e de preservação da região amazônica, assunto que está em voga no momento. A produção conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o GREENPEACE.
Sob a direção da atriz Vanessa Navas e Arthur Cezar, a história se passa na região amazônica habitada por animais exóticos e um indiozinho chamado Caynã. Durante séculos o lugar permaneceu em completa harmonia, até que um dia se instala uma madeireira.
- A partir daí, as coisas começam a acontecer, a floresta começa a ser devastada e os animais sofrem com o caos -, explica o autor do espetáculo, Arthur Cézar.
Animais como Boto, Onça, Peixe-Boi, Bicho Preguiça, Gavião e Macaco, os amigos de Caynã lutam contra os acontecimentos e tentam transformar a mentalidade do vilão, dono da madeireira.
Após as apresentações em Manaus, o espetáculo deverá seguir para o Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis.
Tecnologia e Participações especiais
De acordo com Arthur, o musical utiliza uma técnica importada da Inglaterra que consiste na fusão de cinema e teatro. Imagens da Floresta Amazônica são projetadas em alta definição numa tela de cinema localizada no palco. - À frente da tela os atores interpretam e interagem com essas imagens-, diz Arthur.
O espetáculo teve preparação de um ano, entre elaboração de textos, laboratório, ensaios e produção técnica. São cerca de 30 pessoas envolvidas na produção do espetáculo, seis atores de palco e sete de projeção, parecem somente no telão.
Além do teatro, a produção é todo permeado por músicas especiais compostas pelo próprio autor, Arthur Cézar.
A atriz Mariana Belém, filha da cantora Fafá de Belém, integra o elenco e canta ao vivo a trilha sonora.
- Na nossa visão, a música permite uma viagem ao tema. Queremos fugir de um espetáculo didático, sobre conscientização ambiental. Nosso objetivo é mostrar uma história lúdica, que conte por meio do amor as maravilhas da Amazônia-, diz Vanessa.
O ator Pierre Bittencourt, ex-chiquitito, vem especialmente a Manaus para participar do espetáculo. Na encenação ele interpreta o boto “cor de rosa”.
As novidades não ficam por aí, o figurino está sendo produzido por artistas plásticos e figurinistas de Parintins.
FONTE: Portal Amazônia
0 Comentários