Destaques

Coleta de lixo em Manaus tem horário diferenciado no Ano Novo Em alguns lugares, situação se agrava desde o Natal; orientação é para que população armazene resíduos dentro de casa

A quatro dias das festas de final do ano, o secretário Municipal de Limpeza Pública, José Aparecido dos Santos, alerta que a situação do Natal deve se repetir no Réveillon: a coleta de lixo domiciliar no Ano Novo vai obedecer a um horário diferente.
Entretanto, em alguns bairros de Manaus, a falta de regularidade na coleta já começa a incomodar. É o caso dos moradores do bairro Japiimlândia, Zona Sul de Manaus.
“Faz quatro dias (sábado, domingo, segunda e terça) que o lixo da nossa rua se acumula nos muros, portões e lixeiras e o responsável pela limpeza nos orienta a guardar o lixo em casa até a normalização da coleta. Quem gosta de guardar lixo em casa? Falei com o Disque-Limpeza (3214-8115) e a resposta responsabiliza o Natal e que assim será no Ano Novo. Ora, o Natal é apenas um dia”, afirmou Irislene Pinheiro, moradora da rua Britânica.
Ao menos num raio de 500 metros dessa rua, há lixo acumulado. A própria Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) admite que a coleta não é constante. Segundo a instituição, “a cidade de Manaus gerou muito mais lixo no Natal deste ano, surpreendendo as equipes da limpeza pública, que desde o último sábado, 24, estão dobrando esforços para recolher todos os resíduos domiciliares, porém o excesso está atrapalhando o atendimento à população”.
A contagem das toneladas recolhidas ainda não terminou porque nem todo o lixo desse período foi coletado. O atraso, segundo a secretaria, está acontecendo porque a grande produção de resíduos provocou uma reação em cadeia que acabou por prejudicar todas as 184 rotas da coleta domiciliar.
No primeiro turno, que começa às 6h da manhã, os caminhões da rota não estão entrando em seu horário normal, desde o domingo, 25. Há uma média de até três horas de atraso em cada rota. Isso porque o primeiro turno recebe os caminhões que estavam atuando no terceiro turno, durante toda a noite e madrugada com as caçambas completamente cheias.
Se antes, uma caçamba era preenchida depois da coleta em seis ruas, por exemplo, hoje, em apenas duas o carro já está cheio e tem de sair para levar os resíduos para o Aterro Controlado de Manaus. Porém, só duas ruas foram limpas.
Quando o próximo carro assume, já há um déficit de quatro ruas. A orientação do secretário José Aparecido dos Santos é para que as famílias se preparem para armazenar os resíduos domiciliares e que, depois das 22h do dia 31, ninguém mais coloque lixo nas ruas. Isso porque não haverá coleta no dia 1º de janeiro de 2012.

Postar um comentário

0 Comentários