Destaques

Ministério da Saúde divulga Mapa da Dengue

Ministério da Saúde divulga Mapa da Dengue .Ter, 06 de Dezembro de 2011 09:50 Notícias . ShareO Mi­nistério da Saúde (MS) di­vul­gou nes­ta se­gun­da-fe­ira (05), o Ma­pa da Den­gue no país, apon­tando evo­lução na si­tuação de Ma­na­us, que já es­te­ve na lis­ta das ci­dades com ris­co pa­ra epi­demia de den­gue, e nes­se no­vo le­van­ta­men­to, é in­di­cada ape­nas co­mo em aler­ta, com índi­ce mu­ito próxi­mo do que é con­si­dera­do sa­tis­fatório, pe­lo órgão fe­deral.


O re­sul­ta­do, na ava­liação do sec­retário mu­nici­pal de Saúde, Fran­cisco De­oda­to, most­ra uma si­tuação de cont­ro­le sob­re os ca­sos de den­gue na ca­pital ama­zonen­se. Mas, ele ad­verte que é pre­ciso con­ti­nu­ar e até in­tensi­ficar as ope­rações de com­ba­te à do­ença e as ações in­di­vidu­ais de ins­peções ro­tine­iras pe­la po­pulação, pa­ra que os índi­ces di­minu­am ain­da ma­is.

“Ma­na­us, por ser uma área tro­pical, já é na­tural­mente con­si­dera­da co­mo em si­tuação de aler­ta pa­ra a den­gue. Nes­te período de chu­va, em es­pe­ci­al, é im­portan­te man­ter o mo­nito­ramen­to ro­tine­iro, pa­ra evi­tar o acúmu­lo de água em lo­ca­is e re­cipi­en­tes que po­dem fun­ci­onar co­mo cri­adouro do Aedes aegyp­ti”, afir­mou, lemb­ran­do que o le­van­ta­men­to do MS most­ra que ma­is de 80% dos cri­adouros do mos­qui­to da den­gue estão no am­bi­en­te domésti­co.



Dos 561 mu­nicípi­os ava­li­ados pe­lo MS, 48 estão em si­tuação de ris­co pa­ra epi­demia de den­gue, 236 estão em aler­ta e 277 ap­re­sen­tam índi­ce sa­tis­fatório. O Ma­pa da Den­gue foi ela­bora­do com ba­se no Le­van­ta­men­to de Índi­ce Rápi­do de In­festação por Aedes aegyp­ti (LI­RAa), re­ali­zado ent­re os me­ses de outub­ro e no­vemb­ro des­te ano, em par­ce­ria com as sec­re­tari­as mu­nici­pa­is de saúde. O le­van­ta­men­to do MS é fe­ito anu­al­mente. Na ca­pital ama­zonen­se, a Pre­fe­itu­ra de Ma­na­us re­ali­za o LI­RAa tri­mest­ral­mente e o Mi­nistério da Saúde anun­ci­ou nes­ta se­gun­da-fe­ira que pas­sará a ado­tar es­sa mes­ma pe­ri­odi­cida­de.

O MS con­si­dera co­mo em si­tuação de ris­co as ci­dades com índi­ce su­peri­or a 3,9%. Em aler­ta estão os mu­nicípi­os com índi­ce ent­re 1% e 3,9%. Ma­na­us apa­rece com 1,3%. É con­si­dera­do co­mo índi­ce sa­tis­fatório aba­ixo de 1%. Na ca­tego­ria em si­tuação de aler­ta, o MS des­ta­ca co­mo os ma­is pre­ocu­pan­tes, ent­re as ca­pita­is, Sal­va­dor, com 3,5%; Re­cife, com 3,1%, Belém, com 2,2%, São Luís, com 1,6% e Ara­caju, com 1,5%.

No Ma­pa da Den­gue nen­hum mu­nicípio ama­zonen­se apa­rece em si­tuação de ris­co pa­ra epi­demia da do­ença. Com índi­ce sa­tis­fatório en­cont­ram-se 12 – Rio Pre­to da Eva, No­vo Ari­pu­anã, Maués, Nha­mundá, Pa­rin­tins, Iran­du­ba, Ita­co­atiara, Apuí, Bo­ca do Ac­re, Ca­re­iro da Várzea, Ta­batin­ga e Ta­pauá. Na lis­ta dos que estão em aler­ta, além de Ma­na­us, en­cont­ram-se Bar­ce­los, Bor­ba, Co­dajás, Hu­ma­itá, Lábrea, Ma­naca­puru, No­vo Olin­da do Nor­te, No­vo Airão e Tefé.





--------------------------------------------------------------------------------

Compartilhe através de sua rede social favorita

Postar um comentário

0 Comentários