Ministério da Saúde divulga Mapa da Dengue .Ter, 06 de Dezembro de 2011 09:50 Notícias . ShareO Ministério da Saúde (MS) divulgou nesta segunda-feira (05), o Mapa da Dengue no país, apontando evolução na situação de Manaus, que já esteve na lista das cidades com risco para epidemia de dengue, e nesse novo levantamento, é indicada apenas como em alerta, com índice muito próximo do que é considerado satisfatório, pelo órgão federal.
O resultado, na avaliação do secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, mostra uma situação de controle sobre os casos de dengue na capital amazonense. Mas, ele adverte que é preciso continuar e até intensificar as operações de combate à doença e as ações individuais de inspeções rotineiras pela população, para que os índices diminuam ainda mais.
“Manaus, por ser uma área tropical, já é naturalmente considerada como em situação de alerta para a dengue. Neste período de chuva, em especial, é importante manter o monitoramento rotineiro, para evitar o acúmulo de água em locais e recipientes que podem funcionar como criadouro do Aedes aegypti”, afirmou, lembrando que o levantamento do MS mostra que mais de 80% dos criadouros do mosquito da dengue estão no ambiente doméstico.
Dos 561 municípios avaliados pelo MS, 48 estão em situação de risco para epidemia de dengue, 236 estão em alerta e 277 apresentam índice satisfatório. O Mapa da Dengue foi elaborado com base no Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os meses de outubro e novembro deste ano, em parceria com as secretarias municipais de saúde. O levantamento do MS é feito anualmente. Na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus realiza o LIRAa trimestralmente e o Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira que passará a adotar essa mesma periodicidade.
O MS considera como em situação de risco as cidades com índice superior a 3,9%. Em alerta estão os municípios com índice entre 1% e 3,9%. Manaus aparece com 1,3%. É considerado como índice satisfatório abaixo de 1%. Na categoria em situação de alerta, o MS destaca como os mais preocupantes, entre as capitais, Salvador, com 3,5%; Recife, com 3,1%, Belém, com 2,2%, São Luís, com 1,6% e Aracaju, com 1,5%.
No Mapa da Dengue nenhum município amazonense aparece em situação de risco para epidemia da doença. Com índice satisfatório encontram-se 12 – Rio Preto da Eva, Novo Aripuanã, Maués, Nhamundá, Parintins, Iranduba, Itacoatiara, Apuí, Boca do Acre, Careiro da Várzea, Tabatinga e Tapauá. Na lista dos que estão em alerta, além de Manaus, encontram-se Barcelos, Borba, Codajás, Humaitá, Lábrea, Manacapuru, Novo Olinda do Norte, Novo Airão e Tefé.
--------------------------------------------------------------------------------
Compartilhe através de sua rede social favorita
0 Comentários