07/02/12 - O ‘choque de ordem’, da Prefeitura da capital, chegou, nesta quarta-feira (08), à Rua Itaitê, no bairro Amazonino Mendes, mais conhecido como ‘Mutirão’, na Zona Leste da cidade. A Itaitê é uma rua comercial das mais movimentadas do bairro. Os comerciantes foram denunciados pela prática de uma série de irregularidades que prejudicavam os moradores.
O choque, que foi executado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Instituto Municipal de Transito e Engenharia de Tráfego (Manaustrans), contou com o apoio da Polícia Militar (PM/AM) e Secretaria Municipal da Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).
A fiscalização se antecipou e a ação começou as 5:30h, antes que a maioria dos comerciantes começassem a colocar seus produtos em exposição, no meio da rua. Mesmo assim, alguns ambulantes que já estavam no local, vendendo principalmente produtos de alimentação peixes, carnes, verduras, legumes e farinhas, tiveram de ser retirados.
Na frente das lojas, segundo os denunciantes, todos os dias, o espaço público fica tomado por todo tipo de tralhas e suportes para produtos vendidos por ambulantes, como roupas, tênis, sapatos, sutiãs e calcinhas. Às lojas, juntam-se bancas de carnes, peixes e outros produtos de alimentação, que transformam a rua em uma feira, um verdadeiro mercado persa, prejudicando o acesso de pedestres, principalmente em dias de chuva.
Segundo o diretor de fiscalização do Implurb, Mafran Evangelista, 16 agentes de transito e 13 fiscais do Implurb.
“O choque de ordem vai passar a valer, de hoje em diante!”, avisou.
Mafran Evangelista acredita que, em três dias, tudo já esteja normalizado. “A população vai conseguir acessar os passeios públicos sem nenhum problema, e o transito vai fluir tranquilamente, também!” O diretor do Implurb alerta que as multas, para quem insistir em continuar transgredido as normas, será penalizado com severas multas. “As multas variam de a R$ 541 a R$ 11 mil, então as pessoas são pesadas e os comerciantes irregulares vão sofrer no bolso!”
O choque de ordem é necessário em todas as zonas da cidade, mas é preciso que ele continue presente nos locais onde chegou.
Fonte: Site Cbn/Manaus
0 Comentários