MANAUS – A Escola de Samba Reino Unido da Liberdade escolheu mostrar no Carnaval 2012 o tema ‘Um Menino, Um Sonho, Uma Obra: O Amor de Dom Bosco Virou Realidade’. Para os autores do enredo, Ivan de Oliveira, Neilo Batista e Osmir Medeiros, este é talvez um dos maiores desafios dos 30 anos de história da Escola.
Segundo Ivan, de início se pensou em homenagear os 90 anos de Dom Bosco. “Quando começamos a pesquisar, chegamos à conclusão que em quase 200 anos da existência de Dom Bosco, seu trabalho era rico demais para deixarmos de fora”e explicou que assim, chegou-se a conclusão do tema.
O autor ainda fez questão de destacar a abrangência das missões salesianas que são realizadas em quase 140 países dos cinco continentes, e inclusive o trabalho realizado no Amazonas. “Os salesianos estão nos países comunistas e mulçumanos. Isso é lindo! Quer dizer que crianças e adolescentes do mundo inteiro tem oportunidade a uma boa educação e sair da marginalidade”, afirmou emocionado , Ivan.
O tema foi de muita proximidade para os torcedores que atuam pela Escola de Samba. Segundo Ivan de Oliveira, o trabalho que Dom Bosco pregou em vida e deixou para posteridade, tem tudo haver com o trabalho social que a Reino Unido realiza o ano inteiro. “Dom Bosco trazia para perto de si adolescentes rebeldes e conseguia transformá-los. Por isso, nós fazemos Dom Bosco também”.
O tema de 2012 é um desafio para a escola. Sobre isso, o autor do enredo explica ao portalamazonia.com que poucas vezes o tema religioso foi apresentado em festa profana. “É um sincronismo complicado. Mas, por ser Dom Bosco, um santo da Itália, antigo, nós pedimos autorização do Vaticano, que concedeu a nós o direito de homenagear o santo em nossa apresentação”.
Em números, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade levará para Avenida do Sambódromo, 4.500 componentes, 300 ritmistas, uma ala com 260 crianças e ainda trupes de artistas da Associação dos Artistas profissionais circenses. Oliveira explica que Dom Bosco é o padroeiro dos mágicos pelo fato de usar a arte circense como atrativo para seu trabalho com as crianças e adolescentes. A ‘Reino Unido da Liberdade’ também levará uma comissão de frente com 15 pessoas, cinco carros alegóricos e 104 baianas.
Fonte: Portal Amazonia.
0 Comentários