Nesta terça-feira, 30 de julho, a Polícia Federal deflagrou a Operação Leafdown, uma ação coordenada para combater crimes relacionados ao armazenamento e difusão de material de abuso sexual infantil. A operação abrange as cinco regiões do Brasil e conta com a participação de mais de 150 policiais federais.
Ao todo, 39 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diversos estados, incluindo Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. A operação visa desmantelar redes que armazenam e compartilham material de abuso sexual infantil, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
O nome "Leafdown" simboliza a ação da polícia em derrubar e desmantelar usuários que operam em ambientes cibernéticos específicos para adquirir e distribuir material de abuso sexual infantojuvenil. Estes usuários frequentemente disponibilizam tais arquivos para outros criminosos, incluindo aqueles localizados em outros países.
Durante a operação, 17 prisões em flagrante foram realizadas. Os mandados de busca e apreensão foram distribuídos conforme a seguinte divisão por estado:
- Amazonas (1)
- Mato Grosso (2)
- Mato Grosso do Sul (2)
- Minas Gerais (1)
- Pará (1)
- Paraná (9)
- Piauí (1)
- Rio de Janeiro (3)
- Rio Grande do Sul (6)
- Rondônia (2)
- Santa Catarina (4)
- São Paulo (7)
A Polícia Federal também faz um apelo aos pais e responsáveis para que redobrem a vigilância e orientação de seus filhos, tanto no ambiente virtual quanto no físico. A prevenção e a educação são essenciais para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes diante dos crescentes riscos de abuso sexual.
A Operação Leafdown reforça o compromisso das autoridades brasileiras em combater a exploração sexual infantil e proteger as vítimas desse crime grave.
0 Comentários