Destaques

Campanha educativa Carnaval Seguro vai às ruas de Manaus




Hoje pela manhã (7), o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), deu início à campanha educativa “Carnaval Seguro” com foco em preservativos masculinos e fantasias.

Tendo em vista o cumprimento da legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), no primeiro dia da campanha foram fiscalizados cerca de 100 estabelecimentos comerciais, sendo 13.690 unidades de preservativos masculinos, e nenhuma irregularidade. No caso das fantasias 10.120 unidades foram verificadas e 150 reprovadas por não conter etiqueta informativa.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, o índice de irregularidades em 2010 foi de 15% e, em 2011 reduziu para 5% com foco nos preservativos.

“O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade amazonense sobre os cuidados com a saúde, pois ao comprar ou adquirir preservativos masculinos é importante observar se na embalagem possui a marca do Inmetro e do OCP (Organismo de Certificação de Produtos), que garante que o produto foi testado e ensaiado antes de ser comercializado. No caso das fantasias, é necessário verificar se a mesma possui uma etiqueta informativa, pois a mesma pode causar alergias ou irritações”, disse Márcio André.

A ação está sendo realizada em parceria com a Coordenação Estadual de DST/Aids da Fundação de Medicina Tropical, que na oportunidade distribui cartilhas com orientações sobre sexo seguro e se estende até a próxima quarta-feira, 15 de fevereiro.

No caso das irregularidades, as empresas foram notificadas e receberam um prazo de dez dias para apresentar defesa escrita junto ao órgão. A multa pode variar de R$ 500 a 200 mil.

O Ipem-AM dispõe do serviço de ouvidoria, e o consumidor pode tirar dúvidas, fazer sugestões e/ou reclamações pelo 0800-092 2020, de segunda a sexta, das 8h às 12h30 e de 13h30 às 16h30, ou via e-mail: ouvidoriaipem@ipem.am.gov.br.

Fonte: Amazonas Noticias

Postar um comentário

0 Comentários