Destaques

Unidos da Tijuca é a campeã do carnaval carioca em 2012


Escola de Paulo Barros superou a Salgueiro por uma apertada diferença de dois décimos.


Rio de Janeiro - O rei do baião, Luiz Gonzaga, deu asas para a Unidos da Tijuca de Paulo Barros alçar voo para o primeiro lugar do carnaval 2012. Este é o segundo campeonato conquistado pelo carnavalesco para a amarelo e azul, que levou para a avenida o enredo “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Serão”, com 299,9 pontos. Em 2010, Barros conquistou seu primeiro título no Grupo Especial com “ É Segredo”.
Até a leitura do quarto quesito, a Unidos da Tijuca vinha dividindo a liderança com a Vila Isabel (”Você semba de lá.. que eu sambo de cá! O canto livre de Angola”), que perdeu três preciosos décimos em Alegorias e Adereços. No decorrer da apuração, o Salgueiro (“Cordel branco e encarnado”) acabou conquistando o segundo lugar, com 299,7 pontos, deixando a Vila em terceiro, com 299,5 pontos; a Beija-flor em quarto (298,9); a Grande Rio em quinto (298,3) e a Portela em sexto (297,2). Estas são as escolas que desfilam no Sábado das Campeãs. Renascer de Jacarepaguá e Porto da Pedra caíram para o Grupo de Acesso.
Uma das favoritas, a Beija-flor já começou perdendo 0,1 por problemas com a comissão de frente, que foi impedida de fazer a apresentação em frente ao setor 3 devido ao tamanho de seu elemento cenográfico. Em nota, a escola pediu desculpas. No quesito enredo, a Beija-Flor recebeu quatro notas 9,8. Mesmo com o descarte de uma delas, a azul e branca caiu da terceira para a quinta colocação, sendo ultrapassada pela Grande Rio.

O julgamento, este ano, trouxe novidades. O número de jurados diminuiu, de cinco para quatro por quesito. E apenas a nota mínima em cada quesito será descartada. Em anos anteriores, a mais alta e a mais baixa eram desconsideradas no final. A forma de julgamento também mudou. Cinco dos dez quesitos que definirão a vencedora foram divididos em dois. Passam a ser julgados desta forma comissão de frente, alegorias e adereços, fantasias e enredo. O quesito samba-enredo já tinha a nota subdividida, com uma análise separada de letra e melodia.

Postar um comentário

0 Comentários