O livro está dividido em cinco
eixos que abordam as discussões indígenas na Amazônia, a historiografia de
instituições educacionais, a difusão do escolanovismo no Brasil, dentre outros aspectos
da educação brasileira.
Para possibilitar o conhecimento
dos espaços e instituições educacionais constituídos na Amazônia, os
pesquisadores Marcos André Ferreira Estácio e Lúcia Regina de Azevedo Nicida
estão organizando uma obra com artigos sobre a história da Educação na região.
O livro, intitulado “História e Educação na Amazônia”, deve ser lançado ainda no
primeiro semestre deste ano.
A obra conta com aporte
financeiro do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do
Amazonas (Fapeam) em parceria com as Universidades do Estado do Amazonas (UEA)
e Federal do Amazonas (Ufam) será lançada pela Editora da Ufam (Edua).
O livro está dividido em cinco
eixos que abordam as discussões indígenas na Amazônia, a historiografia de
instituições educacionais, a difusão do escolanovismo no Brasil, dentre outros
aspectos da educação brasileira.
De acordo com um dos
organizadores da obra, o livro se refere aos processos de relações étnicas, das
instituições educacionais, do surgimento e desenvolvimento dos ideais da escola
nova, dos grupos escolares e das escolas reunidas e, também, da formação de
professores e das políticas educacionais para promover uma reflexão sobre a
Educação na Amazônia.
"Que as leitoras e os
leitores se acham e se percam nos caminhos e descaminhos traçados pelos autores
e autoras, e que possam também pensar sobre os diversos mundos presentes na
Amazônia", disse.
Com informações da assessoria
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