De propositura do vereador Homero de Miranda Leão (PHS), acontece nesta quinta-feira, às 10h, sessão solene no Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), quando heverá a entrega da Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao Dr. Roberto Gesta de Melo. “É uma honra homenagear um homem que dedica sua vida em prol do desporto brasileiro. Ainda em 2010, portanto há dois anos, eu fiz aqui mesmo nesta Casa uma propositura congratulando o Dr. Roberto Gesta com a medalha de ouro Cidade de Manaus, a mais alta honraria do Parlamento, pela grandeza de suas ações e pela altitude que este homem conquistou, sendo á frente da Confederação Brasileira de Atletismo, da Confederação Sul-Americana do Atletismo, da Associação Americana de Atletismo, por ser membro do Conselho da Associação Internacional de Federações de Atletismo e, principalmente, por todo trabalho para promover o esporte no Amazonas, tendo em vista as inúmeras dificuldades no entanto, para quem se tornou o primeiro sul-americano eleito Presidente da Associação Ibero-americana de Atletismo, a superação foi maior que as dificuldades e continua até hoje. Os frutos desse longo trabalho estão nas conquistas que o atletismo brasileiro obteve em nível mundial.” Disse o parlamentar.
Graduado em Direito na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Roberto Gesta de Melo começou o seu envolvimento com o esporte durante a fase estudantil, na faculdade foi presidente da Federação Amazonense de Esportes Universitários, passando por várias federações de esporte no Estado do Amazonas, como a de vôlei e a de tênis de mesa.
Roberto Gesta é também um colecionador de relíquias olímpicas. Em sua casa, no Amazonas, tem um espaço de 300 metros quadrados chamado ‘Galeria Olímpica’, onde guarda objetos de todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Entre os principais objetos estão as duas medalhas de ouro conquistadas pelo triplista Adhemar Ferreira da Silva.
Gesta é considerado o maior colecionador de relíquias olímpicas do mundo, só perdendo para o Museu Olímpico do Comitê Internacional. Está em seu poder a única medalha de ouro cunhada para os jogos olímpicos não realizados devido à eclosão da I Guerra Mundial.
O homenageado receberá mais alta honraria da CMM pelos relevantes serviços prestados à frente Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), da Confederação Sul-Americana do Atletismo (Consudatle), da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), por ser membro Conselho da Associação Internacional de Federações de Atletismo e por todo trabalho para promoção do esporte do Amazonas.
0 Comentários