Destaques

Tribuna Popular em homenagem aos 30 anos das Obras Sociais do Aleixo.


Nes­ta qu­ar­ta-fe­ira, 13/06, no Plenário da Câma­ra Mu­nici­pal de Ma­na­us (CMM) foi fe­ita uma Tri­buna Po­pular em ho­mena­gem aos 30 anos das Ob­ras So­ci­ais do Ale­ixo de pro­posi­tura do Ve­re­ador Ho­mero de Mi­ran­da Leão (PHS).
Du­ran­te a Tri­buna o ve­re­ador Ho­mero res­saltou o re­con­he­cimen­to do tra­bal­ho de­sen­volvi­do ao lon­go dos 30 anos. “ Os en­si­namen­tos de Dom Bos­co é ba­sica­men­te o que está acon­te­cen­do ho­je em to­das as ob­ras so­ci­ais do Ale­ixo. Nes­ses lo­ca­is equi­pes mul­ti­dis­cipli­nares com pro­fes­so­res, es­ta­giári­os, edu­cado­res, de­ter­mi­nam pro­ces­sos que ma­is af­li­gem a nos­sa ju­ven­tu­de co­mo evasão es­co­lar, vi­olência fa­mili­ar, abu­so se­xu­al, ent­re out­ros. Am­pa­rar tu­do is­so re­qu­er par­ce­ri­as. O go­ver­no do Es­ta­do at­ravés da Sec­re­taria de Es­ta­do da As­sistência So­ci­al (SE­AS) é par­ce­iro das ob­ras so­ci­ais do Ale­ixo, as­sim co­mo a Pre­fe­itu­ra de Ma­na­us que, at­ravés da Sec­re­taria Mu­nici­pal de Edu­cação (Se­med), também aju­da no aten­di­men­to as de­man­das vol­ta­das à as­sistência e a edu­cação”. Dis­se o par­la­men­tar.
Se­gun­do o Di­retor das Ob­ras So­ci­ais do Ale­ixo, Pad­re Gen­na­ro Te­sa­uro foi gra­tifi­can­te re­ceber a ho­mena­gem em re­con­he­cimen­to do tra­bal­ho so­ci­al. ” Fi­camos mu­ito fe­lizes com es­sa Tri­buna por most­rar o tra­bal­ho que vem sen­do de­sen­volvi­do nes­ses trin­ta anos. As Ob­ras So­ci­ais do Ale­ixo pro­por­ci­onam aos se­us usuári­os en­ca­min­ha­men­tos aos ser­viços de as­sistência na re­de públi­ca, que são ne­cessári­os aos edu­can­dos que ap­re­sen­tam di­ficul­da­des so­ci­ais e edu­caci­onais, cont­ri­bu­in­do pa­ra a efe­tivação do di­re­ito à ci­dada­nia”.
Pa­ra a pro­fes­so­ra ma­is an­ti­ga das Ob­ras So­ci­ais do Ale­ixo, Vi­lani Sil­va, é de gran­de re­levância uma Tri­buna Po­pular nes­se âmbi­to so­ci­al. “ Não são 30 ho­ras e nem 30 di­as de tra­bal­ho so­ci­al de­sen­volvi­do com cri­anças e ado­les­centes, são 30 anos de mu­ito tra­bal­ho e von­ta­de de fa­zer pa­ra acon­te­cer. Po­demos ob­servar a sa­tis­fação das nos­sas cri­anças e dos pa­is das mes­mas, por­que com is­so ti­ramos mu­itas de­las da evasão es­co­lar, das dro­gas e também do tráfi­co.”  Sa­li­en­tou a pro­fes­so­ra.
As Ob­ras So­ci­ais do Ale­ixo é uma ins­ti­tuição ci­vil e re­ligi­osa de caráter be­nefi­cen­te, pro­moci­onal, as­sisten­ci­al e cul­tu­ral, fi­lantrópi­ca sem fins luc­ra­tivos (Art. Iº do Es­ta­tuto) e pro­move o de­sen­volvi­men­to de prog­ra­mas de edu­cação in­fantil, de pro­teção à infância, à ado­lescência e à família, at­ravés de ações as­sisten­ci­ais e edu­cati­vas, de acor­do com a le­gis­lação vi­gen­te no Bra­sil. As Ob­ras So­ci­ais também or­ga­nizam a co­muni­dade edu­cati­va pro­moven­do a ca­paci­tação dos edu­cado­res e pro­tago­nis­mo in­fanto-ju­venil em sin­to­nia com as ori­en­tações do Ins­pe­toria Sa­lesi­ana Mis­si­onária da Amazônia (IS­MA) e do Pla­no Pas­to­ral da Ar­qui­di­oce­se de Ma­na­us.


As Ob­ras So­ci­ais do Ale­ixo ini­ci­aram su­as ati­vida­des em 01 de ma­io de 1982 pe­la Cong­re­gação dos Pad­res das Pon­tifíci­as Ob­ras Mis­si­onári­as/PI­ME, no início foi uma Es­co­la Agríco­la on­de cul­ti­vam hor­tas co­munitári­as com de­nomi­nação de Es­co­la Mãe da Mi­sericórdia. A se­de das Ob­ras So­ci­ais do Ale­ixo é de­nomi­nada de Es­co­la Nos­sa Sen­ho­ra Mãe e Mest­ra e está lo­cali­zada no ba­ir­ro de São José Operário, zo­na les­te de Ma­na­us, sen­do es­ta a ma­ior zo­na po­pula­ci­onal da ca­pital do es­ta­do do Ama­zonas e ap­re­sen­ta al­tos índi­ces de de­sigu­al­da­des so­ci­ais e con­ta com ma­is de 650 mil ha­bitan­tes vin­dos em sua ma­ioria do in­te­ri­or do es­ta­do bem co­mo dos es­ta­dos do Pará, Ma­ranhão e Ce­ará.
O aten­di­men­to da ins­ti­tuição acon­te­ce em 03 cent­ros edu­caci­onais de Edu­cação In­fantil, lo­cali­zados nos ba­ir­ros de São José Operário e Zum­bi dos Pal­ma­res, com ca­paci­dade pa­ra aten­der 672 cri­anças, dist­ri­buídas em 24 tur­mas na fa­ixa etária de 04 a 06 anos de ida­de no pré-es­co­lar de 1º e 2º período.

Postar um comentário

0 Comentários