Nesta quarta-feira, 13/06, no Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi feita uma Tribuna Popular em homenagem aos 30 anos das Obras Sociais do Aleixo de propositura do Vereador Homero de Miranda Leão (PHS).
Durante a Tribuna o vereador Homero ressaltou o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos 30 anos. “ Os ensinamentos de Dom Bosco é basicamente o que está acontecendo hoje em todas as obras sociais do Aleixo. Nesses locais equipes multidisciplinares com professores, estagiários, educadores, determinam processos que mais afligem a nossa juventude como evasão escolar, violência familiar, abuso sexual, entre outros. Amparar tudo isso requer parcerias. O governo do Estado através da Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS) é parceiro das obras sociais do Aleixo, assim como a Prefeitura de Manaus que, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), também ajuda no atendimento as demandas voltadas à assistência e a educação”. Disse o parlamentar.
Segundo o Diretor das Obras Sociais do Aleixo, Padre Gennaro Tesauro foi gratificante receber a homenagem em reconhecimento do trabalho social. ” Ficamos muito felizes com essa Tribuna por mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido nesses trinta anos. As Obras Sociais do Aleixo proporcionam aos seus usuários encaminhamentos aos serviços de assistência na rede pública, que são necessários aos educandos que apresentam dificuldades sociais e educacionais, contribuindo para a efetivação do direito à cidadania”.
Para a professora mais antiga das Obras Sociais do Aleixo, Vilani Silva, é de grande relevância uma Tribuna Popular nesse âmbito social. “ Não são 30 horas e nem 30 dias de trabalho social desenvolvido com crianças e adolescentes, são 30 anos de muito trabalho e vontade de fazer para acontecer. Podemos observar a satisfação das nossas crianças e dos pais das mesmas, porque com isso tiramos muitas delas da evasão escolar, das drogas e também do tráfico.” Salientou a professora.
As Obras Sociais do Aleixo é uma instituição civil e religiosa de caráter beneficente, promocional, assistencial e cultural, filantrópica sem fins lucrativos (Art. Iº do Estatuto) e promove o desenvolvimento de programas de educação infantil, de proteção à infância, à adolescência e à família, através de ações assistenciais e educativas, de acordo com a legislação vigente no Brasil. As Obras Sociais também organizam a comunidade educativa promovendo a capacitação dos educadores e protagonismo infanto-juvenil em sintonia com as orientações do Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (ISMA) e do Plano Pastoral da Arquidiocese de Manaus.
As Obras Sociais do Aleixo iniciaram suas atividades em 01 de maio de 1982 pela Congregação dos Padres das Pontifícias Obras Missionárias/PIME, no início foi uma Escola Agrícola onde cultivam hortas comunitárias com denominação de Escola Mãe da Misericórdia. A sede das Obras Sociais do Aleixo é denominada de Escola Nossa Senhora Mãe e Mestra e está localizada no bairro de São José Operário, zona leste de Manaus, sendo esta a maior zona populacional da capital do estado do Amazonas e apresenta altos índices de desigualdades sociais e conta com mais de 650 mil habitantes vindos em sua maioria do interior do estado bem como dos estados do Pará, Maranhão e Ceará.
O atendimento da instituição acontece em 03 centros educacionais de Educação Infantil, localizados nos bairros de São José Operário e Zumbi dos Palmares, com capacidade para atender 672 crianças, distribuídas em 24 turmas na faixa etária de 04 a 06 anos de idade no pré-escolar de 1º e 2º período.
0 Comentários