Destaques

*Projeto “Mães em foco” leva capacitação para mulheres de comunidades ribeirinhas*


Objetivando o fortalecimento do empreendedorismo e, alimentar o conhecimento de mulheres indígenas, o projeto “Mães em Foco” foi realizado na manhã deste sábado (27/05), na Comunidade “Dessa” ou Tupé. Localidade liderada por mulheres indígenas, conhecidas  como 'cacicas' e na língua indígena Mirio (Miriam) e Umussy (Gisele), e fincada em uma área de preservação ambiental, no distrito de Paricatuba, Iranduba (distante 47,4 quilômetros da capital) e é formada por quatro comunidades. 

De acordo com Dayna Benchimol, realizar esta ação é levar conhecimento, agregando valor a essas mulheres que lutam por dias melhores em suas comunidades, “Essa ação com os voluntários é especial, conseguimos levar minicursos e palestras, além de uma oficina de doces, que vai ajudar muito para que elas possam fabricar e vender, dessa forma gerar uma renda para o seu povo”, explica a idealizadora do projeto.


Mais de 70 pessoas participaram da ação social de voluntariado, que levou diversas atividades lúdicas às crianças e palestras de empreendedorismo, confecção de biojóias e fabricação de doces direcionados para mulheres chefes de família.


Clarisse Castro, que mora na comunidade há mais de 20 anos, foi uma das participantes e conta que essas iniciativas são de extrema importância para a comunidade. “Precisamos de mais ações como esta, coordenadas por pessoas como a Dayan, que fazem com o coração, com muito amor e carinho”, ressalta a moradora.


Já para a comunitária Dineia Reis, comemora a importância da ação. “ Essas atividades deveriam ser rotina na vida das pessoas. Sentimos essa ausência do poder público, ao mesmo tempo que agradecemos pela contribuição que foi dada através de atitudes que nos beneficiam como cidadãs”.



*As atividades*



Todas as palestras foram ministradas por profissionais-voluntários da área de inovação e tecnologia, designer de semijoias e também contou com empresários da área da gastronomia. 


A criadora do projeto, Dayna Benchimol, é estudante universitária e realiza ações sociais há seis anos. Levando capacitação e conhecimento para diversas comunidades amazônicas.

Postar um comentário

0 Comentários