Objetivo é reduzir alagamentos e preparar a cidade para o período de chuvas intensas
Para minimizar os impactos das chuvas que marcam o inverno amazônico, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta segunda-feira (11/11), uma mega-ação de limpeza de bueiros e igarapés, organizada pelas Secretarias Municipais de Limpeza Urbana (Semulsp) e de Infraestrutura (Seminf). Com o intuito de evitar alagamentos, a ação focará em 118 pontos críticos da cidade, previamente identificados como áreas de risco.
“O nosso trabalho acontecerá em diversos bairros para que, em janeiro, estejamos mais tranquilos com a chegada das grandes chuvas”, destacou Almeida.
De acordo com a Seminf, o trabalho nas áreas de alagamento incluirá a desobstrução de caixas coletoras, recuperação de sistemas de drenagem, dragagem de igarapés e implantação de tampas de bueiros. Esse esforço amplia as ações de manutenção que a prefeitura vem realizando ao longo dos últimos três anos e dez meses, período em que mais de 35 mil caixas coletoras foram desobstruídas e mais de sete mil tampas foram instaladas. Nesse tempo, cerca de 42 mil metros de redes de drenagem foram implantados e recuperados.
O secretário de Obras, Renato Junior, destacou também a importância das ações de conscientização e educação ambiental, incluindo programas escolares que incentivam o cuidado com o meio ambiente. “A missão aqui é ajudar o prefeito David a cuidar das pessoas e tornar nossa cidade plenamente habitável no futuro. Destaco, ainda, o trabalho que já fazemos desde os primeiros anos de gestão, com a retirada de ocupações irregulares e limpeza das margens do igarapé do Mindu, além da manutenção das fozes dos igarapés de São Raimundo, Educandos e Tarumã”, afirmou Junior.
A mega-ação, que seguirá até o início do próximo ano, busca preparar Manaus para enfrentar o período mais intenso de chuvas, reduzindo alagamentos e promovendo mais segurança e qualidade de vida para os moradores da capital.
0 Comentários