Destaques

Produção industrial recua 3% em novembro, no Amazonas Dado negativo é um dos maiores entre as 14 regiões pesquisadas pelo IBGE.

MANAUS – A indústria amazonense acompanhou, na passagem de outubro para novembro de 2011, a tendência nacional e registrou queda na produção. No período, os índices caíram 3% no Estado – a segunda maior retração nacional, atrás apenas da Bahia (-6,4%). Por outro lado, a indústria no Pará registrou expansão de 0,5%, menor entre as 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar dos dados negativos no penúltimo mês de 2011, nas outras comparações não houve perda de dinamismo no setor industrial amazonense. Na comparação com novembro de 2010, o polo avançou 0,5%. Um desempenho quase irrisório, se comparado aos 13,3% de Goiás, que mostrou o maior avanço na produção.
No acumulado janeiro-novembro de 2011, frente a igual período do ano anterior, o Amazonas teve o terceiro maior desempenho, com crescimento de 4%. O dado ficou atrás apenas de Goiás (6,2%) e Paraná (5,6%) e Amazonas (4,0%). Já a indústria paraense acumulou expansão de 2,4% no período.
Ainda na série com ajuste sazonal, o índice de média móvel trimestral para o total nacional recuou 0,8%, em novembro, frente ao patamar do mês anterior, e praticamente manteve o ritmo de queda observado em setembro (-0,6%) e outubro (-0,9%).

Fonte: Portal Amazonia

Postar um comentário

0 Comentários