Destaques

Parque dos Bilhares será palco de ação para prevenção de HIV/AIDS

Manaus desenvolve desde fevereiro o Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem que visa melhorar a testagem de HIV junto a adolescentes e jovens na capital


Adolescentes e jovens poderão conhecer mais sobre HIV/Aids e hepatites virais como parte das ações do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem em Manaus (AM). No próximo dia 20 de Julho de 2016, a equipe do Projeto vai estar ofertando teste rápido para HIV no Parque dos Bilhares, no horário de 17h as 21h.  Além de testagem, adolescentes e jovens vão dar aulas de dança, distribuir camisinhas, bater papo e promover educação entre pares.


A testagem será feita através do fluido oral, exame que detecta anticorpos contra o HIV presentes na mucosa oral da pessoa e o resultado é entregue, em até 30 minutos. Um procedimento simples, indolor e sigiloso que será realizado por profissionais da área da saúde, tendo o apoio de jovens capacitados para acolher e repassar informações a outros jovens. Esta ação atenderá o público em geral, mas o atendimento prioritário será para jovens com até 29 anos.

Esta será a quarta ação do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, que já realizou 250 testes em pessoas de 13 a 32 anos, de fevereiro até o momento. A meta é realizar 100 testes por ação. O grande diferencial desta iniciativa é o modo de repassar as informações, sendo tudo feito em uma linguagem simples, lúdica, de fácil compreensão e de jovem pra jovem. Outro aspecto importante deste projeto é que essas equipes vão aos locais onde jovens e adolescentes se reúnem, sem esperar que estes compareçam nas unidades de saúde. Por meio da Unidade Móvel, jovens e adolescentes serão recebidos por seus pares por meio de um trabalho interativo. 

Esta iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Núcleo Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM), por meio da Coordenação Estadual de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e da Rede de Amizade e Solidariedade às Pessoas que Vivem com HIV/Aids.

A articulação conta com a parceria de instituições como Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMMASDH).

Esta ação é uma resposta ao compromisso firmado por Prefeituras do mundo todo com a Declaração de Paris. Esta Declaração foi primeiramente assinada pela prefeitura de Paris, em 1º de Dezembro de 2014, Dia Internacional de Luta contra a Aids e tem por objetivo o compromisso para que cidades do mundo inteiro acelerem ações e respostas a esta epidemia. Centenas de prefeitos já assinaram a declaração.

A meta é, até 2030, todos os governos signatários conseguirem fazer com que 90% das pessoas vivendo com HIV saibam que têm o vírus; 90% das pessoas que sabem que tem o HIV estejam recebendo tratamento antirretroviral; e destas, 90% em tratamento antirretroviral tendo carga viral indetectável.

Atualmente no Brasil, seis capitais desenvolvem o Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem: Fortaleza, Belém, São Paulo, Manaus, Recife e Porto Alegre.

Fonte: Assessoria do Evento

Postar um comentário

0 Comentários